Pesquisar neste blogue

sábado, 9 de junho de 2012

Os Geoparques como meios de promoção do segmento “Geoturismo”

A promoção da conservação do património geológico constituí-se como um dos maiores desafios da comunidade de geociências deste século. Generaliza-se a ideia de ser cada vez mais importante atentar aos pormenores oferecidos pelos minerais, as rochas, os fósseis, o relevo e as paisagens actuais, uma vez que os mesmos são provas da forma como evoluiu fisicamente o planeta Terra.
Assim, desde finais do século XX, têm surgido, em alguns países, apoiados pela UNESCO, atitudes tendo em vista a valorização de aspectos geológicos com o intuito de se assumirem como focos de atracção turística local.
De entre as iniciativas promovidas neste âmbito, o nosso especial destaque vai para o Programa Geoparks da UNESCO.

Mas o que é um Geoparque?

Segundo definição avançada pela UNESCO (2004), um geoparque pode ser entendido como:

“Um território com limites bem definidos e que tem uma área suficientemente grande que permita um desenvolvimento sócio-económico local, cultural ew ambientalmente sustentável. O geoparque deverá contar com geossítios de especial relevânia científica ou estética, de ocorrência rara, associados a valores arqueológicos, ecológicos, históricos ou culturais”.

Mais adiante voltaremos a nos debruçar na temática dos “geoparques”, estabelecendo um elo de ligação mais aprimorado com o caso concreto do arquipélago da Madeira.

Sem comentários:

Enviar um comentário